top of page
  • Ricardo Resende

Cronograma do AFT 2023

Sobre o cronograma do concurso para AFT, todos já devem ter visto, nos "grupos de zap", notícia sensacionalista e tosca que veicula um "cronograma" absolutamente inexequível, com edital em julho/2023 e nomeações em dezembro/2023. Esqueçam-no, simplesmente! Diria mais: desconfiem das pessoas envolvidas em preparação para concurso que estão veiculando algo tão fake assim como se pudesse ser verdade. O leigo se assustar e considerar a possibilidade é normal, mas alguém que conhece minimamente como funciona um concurso público, ainda mais em se tratando de concurso gigante, de âmbito nacional, para 900 vagas, não é, definitivamente, normal.


Vejo três razões para divulgarem algo tão absurdo (repito, algo tão absurdamente inexequível): a) desestimular as pessoas de estudarem e/ou tirá-las do foco por uns dias (estratégia de propaganda de guerra). Em todo concurso grande algum candidato espírito de porco faz isso...;


b) empurrar materiais e serviços sem dar tempo da contraparte sequer pensar no que está comprando;


c) ganhar engajamento fácil nas redes sociais, pois o que gera engajamento é o que choca. A batalha política nas redes ao longo dos últimos anos evidencia isso.


Destarte, esqueça o tal cronograma bizarro e volte aos estudos!


Há chance de acelerarem o concurso? Até existe a chance, mas nem perto do que foi mencionado ali naquela peça. Se o edital sair muito cedo (no que não acredito), será lá para setembro ou outubro. Continuo trabalhando tranquilamente com a ideia de edital publicado no sexto mês do prazo, ou seja, entre meados de novembro e 16/12, data final estabelecida pela Portaria de autorização.


Abraço e bons estudos!


Ricardo Resende

ricardo@ricardoresende.com


p.s.: não tem absolutamente nenhuma relevância que o tal cronograma tenha, eventualmente, feito parte do pedido de autorização para realização do concurso. O problema não é o que está no pedido de autorização, é a veiculação disso, agora, como se tivesse alguma possibilidade de acontecer, realmente, no mundo dos fatos. Não tem!


1.606 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Atualizações à 9ª edição do livro

Embora não exista um compromisso de atualização do meu livro no intervalo entre o lançamento de duas edições consecutivas, pedi à editora que, excepcionalmente agora, em razão do concurso para AFT, fo

2 Comments


kairamh
Jun 26, 2023

Quanto ao plano de ter provas discursivas em data posterior à objetiva, seria uma informação relevante?

Like
Ricardo Resende
Jun 26, 2023
Replying to

Da mesma forma que o cronograma não pode ser levado a sério agora, em relação ao prazo do efetivo desenvolvimento do certame, penso que não pode ser tomado como resposta a qualquer outra questão. Provavelmente incluir um cronograma no pedido de autorização é formalmente exigido, então eles incluem qualquer coisa, aquilo ali não vincula absolutamente nada do que se fará, efetivamente, depois da autorização. A comissão do concurso, cuja formação foi anunciada na semana passada, tem 30 dias para discutir as questões iniciais. Logo, podem resolver em qualquer sentido e ninguém sabe, agora, como será. Pessoalmente acredito nas provas discursivas separadas das objetivas, mas é só um palpite.

Like
bottom of page